Monday, July 09, 2018

Embraer EMB-720D, PT-VKR: Fatal accident occurred February 22, 2018 in Manaus City, Brazil





NTSB Identification: ERA18WA090

14 CFR Non-U.S., Non-Commercial
Accident occurred Thursday, February 22, 2018 in Manaus City, Brazil
Aircraft: NEIVA EMB-720D, registration:
Injuries: 4 Fatal, 1 Serious.

The foreign authority was the source of this information.


The government of Brazil has notified the NTSB of an accident involving a NEIVA EMB-720D airplane that occurred on February 22, 2018. The NTSB has appointed a U.S. Accredited Representative to assist the government of Brazil's investigation under the provisions of ICAO Annex 13.


All investigative information will be released by the government of Brazil.





Os nomes das cinco vítimas do acidente aéreo que ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), em Manaus, foram confirmados pela Prefeitura de Manaus. As quatro vítimas fatais são o piloto Robson Castilho, o copiloto José Hernandes de Lima Rogério, o empresário Osmir dos Santos e o corretor de imóveis Valdir Ademir Sestrem. O único sobrevivente é Fábio Martins da Cunha.

Uma das vítimas fatais, o piloto Robson Castilho, fez uma postagem nas redes sociais momentos antes de decolar. Em uma mensagem no Facebook, Castilho escreveu que o destino final da viagem seria a cidade de Nova Olinda do Norte, município localizado a 135 quilômetros de Manaus, em linha reta.

Na postagem, o piloto Robson Castilho também afirmou que passaria por cima da casa dela durante um sobrevoo. “Daqui a pouco mais passando em nv Olinda (Nova Olinda do Norte) um sobre vou (sobrevoo) encima da minha casa é lá vamos nós”, disse Robson. A mensagem, postada há cerca 4 horas, por volta das 9h de hoje, recebeu diversas reações e mensagens de lamentações de internautas.

O piloto José Hernandes de Lima Rogério também gostava de compartilhar nas redes sociais experiências dele no comando das aeronaves. No dia 6 de fevereiro, Hernandes registrou no Facebook a visita dele ao município de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. Antes, 21 de janeiro, ele foi a Letícia, na Colômbia, e fez uma marcação de presença na cidade.

Segundo o site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Hernandes participou durante dois anos consecutivos, em 2017 e 2018, como piloto da Banca de Exame de Proficiência Técnica, em Manaus.

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (22), em Manaus, por volta das 9h, em um terreno localizado por trás do depósito das lojas Ramsons, na avenida Torquato Tapajós, Zona Centro-Oeste da cidade.

A aeronave, um monomotor de prefixo PT-VKR, estava em situação regular, segundo a Anac. O avião, de propriedade da empresa Fretave Operadora de Serviços e Turismo, é um Embraer EMB-720, fabricado pela Neiva, subsidiária da Embraer, e está registrada em nome de José Ideilton de Souza.

https://www.acritica.com

No comments:

Post a Comment