Wednesday, February 03, 2016

Cessna T188C AGhusky, Blitz Comercio e Representacoes Ltda, PR-INS: Fatal accident occurred January 07, 2016 in Bom Jesus de Goiás, Brazil

Paulo Roberto e Fabiano morreram após queda de avião em Bom Jesus


NTSB Identification: ERA16WA088
14 CFR Non-U.S., Non-Commercial
Accident occurred Thursday, January 07, 2016 in Bom Jesus de Goiás, Brazil
Aircraft: CESSNA AIRCRAFT T188, registration:
Injuries: 2 Fatal.

The foreign authority was the source of this information.


On January 7, 2016, about 1900 coordinated universal time, a Cessna T188C, Brazilian registration PR-INS, operated by Blitz Comercio e Representacoes Ltda, was destroyed when it impacted terrain while spraying insecticides on a sugar cane plantation in Bom Jesus de Goias Municipality, State of Goias. The foreign certificated pilot and passenger were fatally injured. The local flight was conducted under Brazilian flight regulations.


This accident investigation is under the jurisdiction of the Government of Brazil. Any further information pertaining to this may be obtained from:


Aeronautical Accident Prevention and Investigation Center (CENIPA)

Investigation DivisionSHIS - QI 05-VI Comar
Brasilia-DF, Brazil 71.615-600
Telephone: (55-61) 3364-8800
Fax: (55-61) 3365-1004
dipaa.spai@cenipa.aer.mil.br

This report is for information purposes, and contains only information released by the Government of Brazil.





A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou em nota que o avião agrícola que caiu em Bom Jesus de Goiás, no sul de Goiás, matando os dois ocupantes, só poderia voar com uma pessoa a bordo - no caso, o piloto. O acidente ocorreu na quinta-feira (8), durante a pulverização de uma lavoura de cana- de-açúcar.

O proprietário da aeronave, o aviador Arno Dahlke, ratificou a informação ao G1. Ele disse que o piloto oficial do avião, matrícula PR-INS, modelo T 188C - Cessna, era Paulo Roberto Correia, de 32 anos. Porém, no momento do acidente, ele estava acompanhado do amigo Fabiano Pereira, de 28.

"Foi um minuto de bobeira e ele [Paulo] colocou outra pessoa no avião, que só tem um assento. Ele era um excelente piloto, estava com a gente há cinco anos. Ele tinha o coração muito grande e queria ajudar todo mundo", disse.

A aeronave estava apta a voar, segundo a Anac. Ela foi localizada com a parte da frente incendiada e com os corpos já carbonizados. Fotos mostram o avião já no chão e pegando fogo.

Fabiano também tinha brevê, mas nunca pilotou o avião que caiu. Segundo Dahlke, ele também atuava na empresa auxiliando no abastecimento das aeronaves. Para o aviador, o excesso de peso foi determinante para o acidente.

 "Isso influenciou muito, de 80% a 100%. Sou piloto há 50 anos. Tenho muita experiência e posso dizer que isso influenciou", salienta.

Enterros

Os corpos, que foram carbonizados após a queda, estão no Instituto Médico Legal (IML) de Itumbiara, no sul de Goiás, e devem ser levados a Rio Verde, na região sudoeste do estado, onde ambos moravam. A previsão é que eles sejam sepultados no início da noite em cemitérios diferentes da cidade.

O dono do avião diz que está prestando toda assistência às famílias. Primo de Paulo, o radialista Cairo Santos Macedo disse que todos estão atônitos com a morte.

"Todos estão bem abalados e tristes, foi algo muito inesperado. Até pela forma como ocorreu, dos corpos ficarem carbonizados", disse.

Investigação

Segundo o delegado de Bom Jesus de Goiás, Vicente de Paulo Silva e Oliveira, algumas testemunhas já foram ouvidas. Ele afirma que ninguém presenciou o acidente. "Não temos testemunhas oculares. Apenas pessoas que viram labaredas de longe", disse.

Ele explicou que na próxima segunda-feira (11) vai requisitar toda documentação da aeronave e ouvir os donos da mesma.

Técnicos do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) estão no local para apurar as causas do acidente.

Story, video and photo gallery: http://g1.globo.com

No comments:

Post a Comment