Saturday, June 02, 2018

Robinson R44 II, PR-APN: Fatal accident occurred August 25, 2019 in Lago das Brisas, Buriti Alegre, Goias

NTSB Identification: GAA19WA540
14 CFR Non-U.S., Non-Commercial
Accident occurred Sunday, August 25, 2019 in Buriti Alegre, Brazil
Aircraft: ROBINSON R44, registration:
Injuries: 3 Fatal, 1 Minor.

The foreign authority was the source of this information.


The government of Brazil has notified the NTSB of an accident involving a ROBINSON R44 helicopter that occurred on August 25, 2019. The NTSB has appointed a U.S. Accredited Representative to assist the government of Brazil's investigation under the provisions of ICAO Annex 13.


All investigative information will be released by the government of Brazil.



Ricardo, Mickaelly e Miriam morreram na queda de helicóptero em Buriti Alegre, Goiás


Um helicóptero caiu no Lago das Brisas na noite de sábado (24), em Buriti Alegre, no sul de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas estavam na aeronave e três delas morreram.

O acidente aconteceu por volta de 22h. Estavam a bordo o piloto, identificado como Ricardo Barros, e três mulheres. Os bombeiros informaram que ainda não é possível afirmar o que provocou a queda.

Quando a aeronave caiu na água, uma das ocupantes conseguir sair e se agarrar em galhos de árvores. Ela foi socorrida por uma pessoa que estava no local e, em seguida, levada para o hospital, onde recebeu os atendimentos médicos e foi liberada. A jovem, que tem 24 anos, não autorizou que sua identidade fosse divulgada.

Segundo os bombeiros, a aeronave afundou com o piloto e as outras duas passageiras e eles acabaram morrendo. Os corpos de Ricardo, Mickaelly Damasceno e Miriam Carolina Fontana foram localizados pelas equipes na manhã deste domingo (25).

O G1 procurou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por email às 8h50 para saber se o helicóptero estava em situação regular e poderia fazer voos a noite, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que equipes já foram ao local da queda para começar o processo de investigação, tirando fotos, reunindo documentos e ouvindo testemunhas. A apuração tem o objetivo de prevenir novos acidentes com as mesmas características.

A Polícia Civil também vai investigar o caso. O delegado Ricardo Chueire informou que equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Técnico-Científica já foram encaminhadas ao local.

https://g1.globo.com



A Polícia Civil deduz que, o helicóptero que caiu no Lago das Brisas e deixou três pessoas mortas, fez manobras arriscadas na última noite de sábado (24). A dedução veio com dados colhidos até o momento pela investigação e com o depoimento de Rhayza Fortunato, 24 anos, única sobrevivente do acidente.

Rhayza prestou depoimento e disse que o trajeto durou apenas 15 minutos. De acordo com o delegado Ricardo Chueire, ela não se lembra de muita coisa, mas afirmou que o local estava com baixa luminosidade. A sobrevivente ressaltou que ouviu um estrondo e que, logo após, foi arremessada da aeronave antes de cair na água, e que saiu nadando e sendo socorrida por uma embarcação que passava pelo local.

Com base no depoimento da vítima, foi confirmado também, pelo delegado Ricardo, que todos estavam em uma festa em um condomínio que fica próximo do lado. Os ocupantes da aeronave teriam ingerido bebidas alcóolicas.

O sepultamento das vítimas está previstos para hoje. A família do piloto Ricardo Magalhães afirmou que o corpo será velado no cemitério Jardim da Paz, em Aparecida. Miriam Carolina Fontana está sendo velada em Guapó, desde as 9h. Ela era servidora pública na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O velório de Mickaelly Damasceno não tem confirmação de local até o momento. Ela era advogada e participava da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave, do prefixo PR-APN estava com as condições regulares de voo e habilitada para voos noturnos, porém, sem autorização para realizar táxi-aéreo.

O delegado afirmou que Ricardo Magalhães estava regularizado para pilotar o helicóptero, mas que o local em que a aeronave sobrevoava não tinha nenhum tipo de sinalização para o procedimento. Ressalta que nos vídeos publicados na internet de horas antes do acidente, o piloto fez manobras arriscadas e o local era impróprio para manobras. Não poderia sequer ter decolado naquela região.

A aeronave foi retirada de dentro do lado na manhã de hoje (26). O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) realiza o serviço e providenciará laudos que serão anexados no inquérito policial.

http://tribunadoplanalto.com.b

No comments:

Post a Comment